A Escola de Anciãos realizou três ações de sensibilização ao longo de 2023 para divulgação do projeto e partilha do Programa de Empreendedorismo Sustentável.
A 13 de maio de 2023, a Escola de Anciãos rumou a Perolivas e juntou-se à iniciativa “Pão da Aldeia“, organizada pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Perolivas – ARPIP, com o objetivo de partilhar este projeto, sensibilizar para a necessidade de se voltar a incorporar práticas no dia a dia e divulgar o Programa de Empreendedorismo Sustentável do projeto.
Durante o evento, os participantes dedicaram o dia a homenagear o pão, um produto local que possui uma história que vai além do ciclo de vida da matéria-prima, desempenhando um papel importante na cultura e tradição do Alentejo. Através desta iniciativa, procurou-se destacar a importância de preservar as práticas ancestrais, que estão intrinsecamente relacionadas à Economia Circular.
A iniciativa ambicionou promover a sabedoria e a experiência dos anciãos, trazendo-os para o centro das discussões sobre desenvolvimento sustentável e tradição na economia circular. Além disso, pretendeu fortalecer as atividades que fazem parte da herança cultural e, ao mesmo tempo, as atividades sustentáveis de emissões de carbono, realizadas em produtos de alta qualidade e durabilidade. Essas atividades favorecem o reaproveitamento cíclico das matérias-primas, baseando-se no uso de materiais abundantes localmente, que são seguros para as pessoas e o meio ambiente.
A iniciativa “Pão da Aldeia” em Perolivas foi mais uma etapa importante no caminho rumo a uma economia mais circular e sustentável, valorizando as tradições locais e envolvendo a comunidade na construção de um futuro mais próspero e consciente.
A 25 de julho, a Escola de Anciãos esteve presente no Evento da Ignite Portugal Évora – Impulsionar a Transformação Social, promovido pelo Área Social – Fundação Eugénio de Almeida da Fundação Eugénio de Almeida, onde conseguimos realizar mais uma ação de sensibilização sobre como a Economia Circular pode impulsionar a transformação social, nomeadamente através da criação de novos negócios verdes.
Durante esta iniciativa partilhámos o Programa de Empreendedorismo Sustentável que, através dos princípios da economia circular, pode impulsionar a transformação social ao criar oportunidades económicas para os participantes, permitindo reduzir a desigualdade, promover a inovação social, aumentar a conscientização ambiental e melhorar a qualidade de vida nas comunidades locais rurais onde o projeto se encontra a ser desenvolvido.
No dia 3 de agosto decorreu a última ação de sensibilização da Escola de Anciãos, desta vez no Campinho. Esta atividade foi desenvolvida com o apoio da Junta de Freguesia do Campo e Campinho, que com vários empreendedores locais acolheu a disseminação de informação do projeto, de forma a esclarecer dúvidas sobre a participação nas diversas atividades.