Oficinas práticas

As oficinas práticas pretenderam capacitar o público sénior e em risco de exclusão social, para alguns dos Saberes Tradicionais identificados com maior potencial de desenvolvimento de projetos empreendedores circulares e sustentáveis.

Durante o mês de Julho foram desenvolvidas duas oficinas práticas, em Portel e em Cuba, com objetivo de juntar Anciãos e possíveis Empreendedores na construção de um produto, através de uma metodologia de economia circular, com a utilização de produtos regionais e de fácil acesso, com potencial de comercialização.

Estas ações permitiram aos participantes refletir e implementar o conceito de economia circular na criação de um produto, assim como perceber o potencial de mercado de novos produtos. Desta forma, durante as oficinais, procedeu-se à criação de Hotéis de Insectos, promovendo não apenas a economia circular mas também a regeneração dos ecossistemas.

Para o desenvolvimento destas atividades foram utilizados materiais provenientes de uma recolha de materiais em fim de uso, realizada anteriormente neste projeto, tendo sido possível dar uma nova vida a várias caixas de vinho, doadas pela Loja de Évora Garcias, Ervideira, Adega Cartuxa e Carmim.

O projeto Escola de Anciãos é desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Regional e pela Associção Círculo Primaveril – Associação para a promoção da Economia Circular e da Ecoinovação Social com objetivo de reforçar a abordagem do território em material de intervenção social para promoção da sustentabilidade ambiental e social com base em estratégias locais de desenvolvimento assentes em parcerias locais, nomeadamente entidades de formação e voluntariado e desenvolvimento regional. Este projeto conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Cuba, Associação Make it Better e Terras Dentro, e é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Aviso “Projetos inovadores/experimentais na área social (DLBC)” do PO Alentejo 2022.