As oficinas práticas pretenderam capacitar o público sénior e em risco de exclusão social, para alguns dos Saberes Tradicionais identificados com maior potencial de desenvolvimento de projetos empreendedores circulares e sustentáveis.
Durante o mês de Julho foram desenvolvidas duas oficinas práticas, em Portel e em Cuba, com objetivo de juntar Anciãos e possíveis Empreendedores na construção de um produto, através de uma metodologia de economia circular, com a utilização de produtos regionais e de fácil acesso, com potencial de comercialização.
Estas ações permitiram aos participantes refletir e implementar o conceito de economia circular na criação de um produto, assim como perceber o potencial de mercado de novos produtos. Desta forma, durante as oficinais, procedeu-se à criação de Hotéis de Insectos, promovendo não apenas a economia circular mas também a regeneração dos ecossistemas.
Para o desenvolvimento destas atividades foram utilizados materiais provenientes de uma recolha de materiais em fim de uso, realizada anteriormente neste projeto, tendo sido possível dar uma nova vida a várias caixas de vinho, doadas pela Loja de Évora Garcias, Ervideira, Adega Cartuxa e Carmim.