A Escola de Anciãos assegurou todo o apoio à prototipagem através cedência de diversos materiais e mentoria especializada aos empreendedores que pretenderam desenvolver o seu projeto sustentável. O apoio à comercialização de cada projeto foi assegurado através da partilha de diversos pontos de comercialização aos empreendedores, assim como a partilha dos contactos dos mesmos para a realização de encomendas diretas.
A equipa da Escola de Anciãos disponibilizará aos interessados os contactos dos empreendedores. Caso esteja interessado em aquirir algum destes produtos ou desenvolver alguma parceria com os empreendedores, contacto-nos diretamente através do seguinte email: circulo.primaveril@gmail.com
Conheça abaixo os projetos finalistas:
Guadalupe Costa
Desenvolvimento de peças decorativas, que irão conjugar a utilização da arte do bordado de Arraiolos, com a reutilização e upcycling de excedentes de têxteis. Os produtos irão assegurar a preservação e valorização do artesanato e cultura Portuguesa, assegurando a autenticidade das peças criadas, através da utilização de padrões exclusivos.
APPACDM Évora
Desenvolvimento de almofadas térmicas artesanais, criadas a partir da reutilização de excedentes de têxteis e de subprodutos alimentares – caroços de ginja – com opção de personalização de aromas terapêuticos, para uma experiência sensorial completa. Com um processo de produção totalmente artesanal, pretende-se um compromisso de qualidade e sustentabilidade ambiental e social.
João Valadares
Projeto de Hidromel Artesanal, para a criação de uma bebida feita a partir de produtos locais, elaborada com ingredientes de alta qualidade e através de técnicas tradicionais. Pretende-se a aplicação de práticas sustentáveis e a utilização de mel de apicultores da região, produzido de forma consciente. A produção ocorrerá em pequena escala, com ênfase na qualidade e autenticidade dos produtos.
Paula Capucho
Projeto de moda sustentável com a criação de peças de vestuário exclusivas, através da utilização de matérias-primas recicladas. A linha de produtos será desenvolvida com responsabilidade ambiental e social, refletindo a adoção de práticas éticas e o envolvimento da comunidade. Este projeto pretende, mais que uma marca de roupa, ser um movimento para o consumo consciente e inclusivo.
APPACDM Évora
Projeto de produção artesanal de velas, envolvendo uma experiência sensorial, através da utilização de produtos endógenos da região Alentejo, provenientes dos espaços verdes do promotor. Com foco na sustentabilidade ambiental e social, será assegurado o envolvimento da comunidade, incentivando o reconhecimento das atividades artesanais. Serão utilizados materiais naturais, como a cera de soja natural, pavio de algodão/madeira e fragrâncias inspiradas na natureza, para criar velas que não apenas iluminam ambientes, mas também promovem momentos de relaxamento e serenidade.